Infraestrutura

Trecho da perimetral deve ficar pronto em junho em Santa Maria

Maurício Araujo

"

A obra de construção da perimetral Dom Ivo Lorscheiter mal foi retomada e já parou. As máquinas voltaram ao local na quinta-feira passada e, na sexta-feira, foram embora de novo. Após idas e vindas e prazos não cumpridos, a finalização do trecho às margens da Rua Osvaldo Nobre já se arrasta há quatro anos. Desta vez, a data limite é final de junho. Mas a vizinhança, que não gostou nada da nova parada da obra, não acredita que tudo vai ficar pronto em 90 dias.

Segundo a secretária de Habitação de Santa Maria, Magali Marques, a Cotrel Engenharia, empresa responsável por este trecho da obra, alega que está esperando por materiais que já foram comprados e que são necessários para dar continuidade à empreitada. Como as pedras de contenção ainda não chegaram, as máquinas tiveram de deixar a pista. Na quinta e sexta-feira, foram realizados alguns trabalhos, como a limpeza dos canais às margens do Arroio Cadena.

O Diário entrou contato com a empresa, mas a construtora preferiu não se manifestar porque as informações deveriam ser repassadas apenas pela prefeitura.
De acordo com Magali, o que atrasou a totalidade da obra foram os problemas judiciais envolvendo a remoção de famílias que viviam no local. Entretanto, essa questão já foi superada.
- Demos a ordem de serviço à empresa. Eles têm até 90 dias para finalizar, independentemente se está parada agora. Este é o prazo - determina Magali.

Moradores não acreditam que o prazo será cumprido

Conforme um comerciante que preferiu não se identificar, as máquinas ficaram na pista por dois duas, mas, depois, não retornaram. Para concluir a obra, foi necessário interromper o trânsito. Morador da região, Wanderlei Machado, 53 anos, utiliza bicicleta e moto para atravessar o trecho incompleto. Ele faz coro aos demais, e não acredita na conclusão.
- É sempre assim. Eles prometem, dizem que vão recomeçar, e é isso que vemos. Nada - reclama o morador.

A via, que tem 3,5 quilômetros, prevê ligação da Avenida Walter Jobim até a Rua José Barin. A intenção é facilitar o acesso da Zona Oeste à Zona Norte, além do Centro. A Dom Ivo Lorscheiter é considerada uma das maiores e mais impactantes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Santa Maria, custando R$ 23 milhões.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Base Aérea de Santa Maria receberá novo Vant para monitoramento durante jogos da Copa do Mundo

Próximo

Prefeitura de Santa Maria quer unidades de polícia no Parque da Jockey

Geral